A terapia da dança é uma utilização terapêutica de movimento para melhorar a capacidade mental e bem-estar físico de uma pessoa. Ela centra-se na conexão entre a mente e o corpo para promover a saúde e a cura. Terapia da dança pode ser considerada uma terapia expressiva.
Visão global
Poucos estudos científicos têm sido feitos para avaliar os efeitos da terapia de dança sobre a saúde, prevenção e recuperação de doenças. Relatos clínicos sugerem que a esta terapia pode ser eficaz na melhoria da auto-estima e redução do estresse. Como uma forma de exercício, terapia da dança pode ser útil para os aspectos físicos e emocionais da qualidade de vida.
O que promove
A terapia da dança é oferecida como um serviço de promoção da saúde para pessoas saudáveis e como método complementar para reduzir o estresse dos cuidadores e pessoas com cancro e outras doenças crónicas Fisicamente, pode proporcionar exercício, melhorar a mobilidade e coordenação muscular, e reduzir a tensão muscular. Emocionalmente, é relatada para melhorar a auto-consciência, auto-confiança e interação interpessoal, e é uma saída para comunicar com os sentimentos. Alguns promotores afirmam que a terapia da dança pode fortalecer o sistema imunológico através de ação muscular e processos fisiológicos e pode até mesmo ajudar a prevenir a doença. Ela é baseada na crença de que o trabalho da mente e do corpo estão juntos. Através da dança, pensa-se que as pessoas possam identificar e expressar suas emoções mais íntimas, trazendo esses sentimentos para a superfície. Algumas pessoas afirmam que isso pode criar um senso de renovação, integridade e unidade.
As provas
Embora apenas relatos individuais fornecem a maior parte do apoio do valor da dança terapêutica alguns estudos experimentais que avaliam os efeitos da terapia da dança sobre a saúde têm sido publicados. Um estudo recente, um grupo de sobreviventes de cancro da mama participou em uma terapia da dança durante doze semanas. As mulheres que tiveram a dança como terapia mostram melhor amplitude de movimento em seus ombros do que aqueles que não tiveram a classe. Percepção dos pacientes de seus corpos também melhorou após a terapia da dança. Relatórios clínicos sugerem que a terapia da dança ajuda no desenvolvimento da imagem corporal, melhora o auto-conceito e auto-estima, reduz o stress, ansiedade e depressão, diminuindo o isolamento, a dor crónica e a tensão corpo, e aumentando as habilidades de comunicação e sentimentos de bem-estar.
Eventuais problemas ou complicações
Pessoas com cancro ou doenças crónicas como artrite e doenças cardíacas devem conversar com seu médico antes de iniciar qualquer tipo de terapia que envolve a manipulação ou o movimento das articulações e músculos.
Práticas Alternativas © 2018