Medicina nativa americana é um termo genérico que engloba as crenças e práticas curativas de todos os povos indígenas da América do Norte. Sua abordagem terapêutica combina fitoterapia, espiritualidade e magia no tratamento de uma ampla gama de doenças físicas e emocionais desde o resfriado comum à depressão. 

  

Como outros sistemas de cura antigas, como Medicina tradicional chinesa e a Ayurveda indiana, a medicina americana nativa é uma abordagem holística, que enfatiza o tratamento do corpo, mente e espírito. Porque os nativos americanos acreditam que a saúde de um indivíduo está intrinsecamente ligada às pessoas e objectos que cercam essa pessoa, suas práticas de cura promovem a harmonia entre todos na comunidade, com o ambiente físico e o mundo espiritual. Embora existam variações nos métodos de cura específicas das diferentes nações nativas americanas (também chamados de "tribos"), quatro práticas são comuns para a maioria. Os nativos americanos têm utilizado e beneficiou-los por pelo menos 10.000. 

 
indio
   

       

Actualidade

Hoje, a medicina indígena é usada por ambos os americanos nativos e não nativos, ou como uma fonte primária de cuidados de saúde ou como tratamento adjuvante à medicina convencional. Enquanto alguns nativos americanos se sentem confortáveis ​​compartilhando seus conhecimentos de cura com não-nativos, outros acreditam que é impróprio e até mesmo uma exploração para não-nativos americanos ao utilizar esses métodos de cura. Eles sentem que o seu processo de cura é parte de um sistema rico e complexo de crenças, rituais e práticas, e que o uso de qualquer parte desse sistema fora do contexto tornaria ineficaz. 

           

Como funciona

Os nativos americanos acreditam que todas as coisas na natureza estão conectadas. Eles também acreditam que cada ser humano e cada objeto tem uma presença correspondente no mundo espiritual e que os espíritos podem promover a saúde ou causar a doença. Portanto, rejuvenescimento espiritual e para a realização de uma sensação geral de harmonia física, emocional e comunitária são o coração da medicina nativa americana. Normalmente, um curandeiro é usado como intermediário para o mundo espiritual. Às vezes, o curador também prescreve remédios de ervas para aliviar os sintomas de uma doença. Rituais de purificação podem ser utilizados para limpar o corpo. Outros rituais e cerimónias  como "canta", oferecem oportunidades não só para a melhoria espiritual, mas também para a contemplação, crescimento pessoal, e fortalecimento dos laços com a comunidade. O tratamento também depende de a comunidade se unindo para ajudar o indivíduo doente, e muitas cerimónias de cura são realizadas em grupos, com os pacientes muitas vezes cercados a rezar ou cantar com os membros da família e amigos. Isto contrasta com o um-em-um. 

    

medicina indígena americana

         

O que você pode esperar 

As práticas de cura específicos utilizados na cura dos nativos americanos diferem de tribo para tribo e do terapeuta para o curador. Eles também dependem do paciente e da natureza da doença. Não importa o que a tribo, no entanto, as causas diferentes da doença são sempre considerados, incluindo ações passadas de uma pessoa, seu estado de espírito e emoções, e se eles estão dentro ou fora da sintonia com o mundo espiritual.A seguir, uma descrição geral do que você pode esperar se você realizar esta forma de tratamento:

O curador - Como na medicina convencional, o curandeiro (cujos poderes podem ser herdados de ancestrais, transmitidas de outro curador, ou desenvolvidos por meio de treinamento e iniciação) provavelmente vai levar o seu histórico médico, lhe vai perguntar sobre seus sintomas, discutir as possíveis causas de sua doença, e observar seus sinais não-verbais, incluindo postura, respiração, e tom de voz.

Remédios de ervas - Das 10 ervas mais vendidas, sete delas têm sido usadas ​​há séculos por curandeiros nativos americanos. Embora muitos nativos americanos preferem consultar um médico convencional para uma condição que requer antibióticos ou cirurgia, remédios de ervas que continuam a desempenhar um papel real no tratamento de várias doenças físicas, emocionais e espirituais. As ervas prescritas variam de tribo para tribo e dependem da doença e de como as ervas estão disponíveis em uma determinada área.

Purificação ou purgação - O ritual de purificação tradicional nativo americano ocorre em um alojamento do suor. Isso geralmente é uma estrutura pequena, cónica feita de ramos de salgueiro e coberto por cobertores. Aqui, o paciente, o curador, e quaisquer ajudantes orar, cantar, e às vezes tambor em conjunto para purificar os espíritos. Ao mesmo tempo, a água é despejada sobre pedras incandescentes para criar grandes quantidades de suor.

Rituais de cura e cerimónias simbólicas - Estas cerimónias variam, dependendo da tribo. Por exemplo, a Lakota e Dineh (Navajo) usa a roda da medicina, o arco sagrado, e o "cantar", que é uma cerimónia de cura comunidade que dura de dois a nove dias e é guiado por um especialista altamente qualificado chamado de cantor. 

        

Benefícios para a saúde 

Muitos livros e artigos foram escritos sobre medicina nativa americana e existe um abundante evidência. No entanto, praticamente não há estudos científicos realizados sobre práticas de cura tribais, sem dúvida, devido à natureza espiritual e mágica dos tratamentos. No entanto, muitas pessoas, principalmente os americanos nativos e não-nativos sugerem que estes métodos realmente funcionam para uma série de doenças físicas e emocionais, incluindo doenças cardíacas, diabetes, condições da tiróide, cancro, erupções na pele, asma, alcoolismo e depressão. Mais uma vez, estas não podem ser comprovadas cientificamente. 

           

Cuidados 

Se você tiver sintomas médicos ou uma condição médica existente, você deve consultar o seu médico de cuidados primários antes de ver um curandeiro nativo americano. 

Se você está grávida, você deve consultar o seu obstetra ou o seu médico de cuidados primários antes de ver um curandeiro nativo americano. 

   

Práticas Alternativas © 2018